terça-feira, 4 de setembro de 2012

10% do PIB para a educação? Não, obrigado!

Esse pedido é cada vez mais freqüente, recebendo grande atenção dos veículos tradicionais de comunicação e principalmente nas redes sociais. Em primeira vista esse desejo parece óbvio e justo, mas no fundo premia a incompetência e ineficiência do sistema educacional no Brasil.
Há pouco tempo postei mais ou menos essa conclusão acima no Facebook e um primo meu me questionou elegantemente sobre minha linha de raciocínio com o seguinte escrito:
“Sobre a discussão da necessidade de maiores investimentos na área de educação que a gente teve tempos atrás, consegui achar um exemplo prático de escola com investimentos e professores qualificados e achei o Coluni, escola publica vinculada a UFV, que tem a melhor pontuação no ENEM em Minas Gerais (incluindo todas as escolas públicas e particulares) e é a sétima melhor escola do Brasil. Enfim... Acredito que existe sim uma relação entre investimentos na educação e melhoria no ensino”
Não questiono que exista sim a relação entre melhores investimentos em uma escola e seu destaque perante as demais. Essa avaliação do meu primo pode servir para qualquer setor. Com maior (e mais acurado) investimento, a chance de entrega de um melhor produto ou serviço é maior, mas isso de maneira alguma invalida minha opinião sobre o erro de leitura que há em clamar por 10% do PIB para a educação, ou seja, mais impostos para bancar “investimentos” as nossas custas. O fato está aí. O sistema público de educação consegue ter uma escola em 7º nesse ranking e outras no qual o aluno mal sabe escrever aos 15 anos de idade.
Os fanáticos por regulamentação que me perdoem, mas o Ministério da Educação é o maior responsável pela defasagem que temos nesse setor. Criado há 82 anos, coincidentemente no ano que o então futuro ditador brasileiro Getúlio Vargas assumiu a presidência do Brasil, o órgão público se desenvolveu de maneira progressiva e cada vez mais atuante no que diz respeito ao controle do setor. Para um breve histórico desse órgão nefasto, consultar o Wikipédia.

De uma maneira direta: Você tem realmente como afirmar que uma pessoa, ou grupo de pessoas tem condição de prever ou planejar a melhor forma de ação e escolhas de toda uma população? A resposta mais sensata seria que não, mas é justamente isso que acontece no sistema paternalista brasileiro. Reclamamos dessa classe suja de políticos e nos apoiamos neles para solucionar nossos problemas. Há muita controversa nesse arranjo.
O Ministro da Fazenda se delicia para anunciar que o Brasil é a sexta economia do mundo, que passamos o Reino Unido (muito por um câmbio valorizado em 2011). Informação sai em todos os jornais, o maior auê é formado, índice de popularidade da nossa presidente em alta e o Brasil do futuro segue a todo vapor, ou não. O cinismo é tanto que o Ministro da Educação não nos pede desculpas quando vemos o vergonhoso resultado do IDH, por exemplo, em 84º lugar atrás de países como Peru, Macedônia, Bulgária, Barbados, etc.
É sempre interessante para o estado que a opinião pública esteja sob seu controle e a educação é um papel fundamental nessa doutrinação. É função dos burocratas ficarem de olho naquilo que é ensinado e de que forma, para que as coisas não se percam de controle. É só analisar o patético fetiche socialista presente entre professores nas escolas e universidades, mantido por interesse do estado e tornando a compreensão histórica completamente deturpada. Basta analisar de que forma aprendemos sobre a nossa história recente e o quanto é ignorado o fato de sistemas socialistas terem causado centenas de milhões de mortos ao longo dos laboratórios de mortes levados ao extremo pelos regimes soviéticos e chineses no século XX, assim como a atrasada definição de esquerda e direita.
Sob a ótica moral, poucos são os que contestam o papel do imposto e o consideram como coercivo, levando naturalmente a uma crença religiosa em relação à democracia. Pensam que basta colocar os bem intencionados no poder que as coisas darão certo. Os políticos devem adorar essa clemência da população por mais poder em suas mãos. A mentalidade paternalista arruína o Brasil. Para a classe política basta fazer o mínimo para se ganhar uma eleição, enquanto que no livre-mercado a tão criticada busca por lucros força os empreendedores a oferecer melhores serviços a custos reduzidos.
O fim do MEC é a solução. Há uma necessidade urgente em desregular o sistema educacional. Grades curriculares fixas, número mínimo de livros para se abrir uma universidade, vestibulares engessados e diversas outras barreiras de entrada fazem com que o setor educacional seja caro e de má qualidade. Toda essa burocracia estatal só é permitida com utilização do nosso dinheiro, que é desperdiçada para sustentar esses parasitas.
Pedir 10% do PIB para a educação é irresponsável e um erro de leitura monstruoso. Não avaliar a origem dos problemas permite cada vez mais que o estado tenha a chancela da população para continuar nos roubando. Para os que acham loucura meu pedido pelo fim do MEC, mais irreal ainda é crer que os indivíduos agem como ovelhas no rebanho e que suas necessidades individuais e intransferíveis podem ser resolvidas através de mais imposto e burocracia. Desafio-os a mapear mudanças realmente benéficas e estruturais que o governo brasileiro realizou ao aumentar seu poder sob a população ao longo de sua história.

2 comentários:

  1. Muito bom,também acho que não se deve investir este dinheiro na educação,uma das soluções é desestatizar a educação...

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    1. "esse dinheiro" que deveria ser menor. Não podemos justificar o aumento da carga tributária e mais dinheiro nas mãos de burocrátas para justificar qualquer investimento que seja.

      Valeu!

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